06/04/2016

Blog

O processo de recrutamento e seleção por intermédio da Grafologia

” Um dos principais desafios com o qual o especialista em RH se defronta é o de realizar Recrutamento e Seleção de pessoal que satisfaça todas as exigências da empresa. Cada funcionário contratado passa a ser um teste para o profissional, como se definisse se ele é ou não competente.
O recrutador é obrigado a munir-se de uma série de instrumentos para realizar uma boa colocação e, muitas vezes, garantir o seu próprio emprego; verdade absoluta, o recrutador é testado a cada cargo ocupado. Em muitas empresas o processo é diferente, pois todos participam da seleção e não existe somente um responsável.
Para realizar uma boa seleção existe a Grafologia, além de centenas de testes, entrevistas e dinâmicas de grupo que, como já dissemos, não devem ser, em hipótese alguma,desprezadas em detrimento da Grafologia.
A Grafologia pode investigar o homem com possibilidades de chegar a um alcance bem maior do que qualquer outro tipo de teste psicológico existente na atualidade.
Jamais irá  substituir certos testes específicos, que são mais simples e diretos, como os de raciocínio matemático e até mesmo uma simples entrevista com o psicólogo e o seu cliente. –  Muitas empresas como Citibank, Coca-cola, Ford, General eletric, Firestone, Nestlé, Renault, Pegeout, Toyota etc, utilizam a Grafologia em seus processos seletivos.”      Fonte: Trecho do livro A Grafologia no recrutamento e seleção de pessoal,do mestre Paulo Sérgio de Camargo, editora Ágora.(págs 19 e 80; 3º edição) Recomendo a leitura deste livro a todo bom Grafólogo.No artigo A Grafologia e o profissional de recursos humanos, listei algumas das inúmeras vantagens em utilizar a Grafologia como ferramenta nos subsistemas de recursos humanos. No que se refere ao processo de recrutamento e seleção, vamos relembrar algumas vantagens:Sabemos os malefícios de um processo de recrutamento e seleção ineficaz.
Mesmo que o analista de recrutamento e seleção seja graduado em Psicologia, terá na Grafologia um instrumento de grande valia para selecionar com excelência os candidatos. A Grafologia é uma ferramenta abrangente, que nos permite conhecer o indivíduo em todas as suas facetas. Uma análise grafológica realizada por um profissional de ponta, corresponde à  junção de vários testes psicológicos, ou seja, é muito abrangente.  Para quem é técnico e tecnólogo em Rh, pode dispensar a graduação em Psicologia se fizer o uso da Grafologia.
Algumas vantagens em que o analista de recrutamento e seleção pode obter com a Grafologia:

  • Economia de tempo, pois se pode conhecer a personalidade do candidato imediatamente.
  Quem trabalha com Recrutamento e seleção conhece as dificuldades em realizar uma triagem com um grande número de candidatos. Por intermédio da Grafologia, podemos conhecer a personalidade do candidato de imediato, evitando assim, a perda de tempo e aumentando a eficiência e eficácia do processo.
  • Não é necessário ser graduado em Psicologia
  Muitos profissionais de recursos humanos são tecnólogos em rh ou administradores e não tem a intenção de cursar Psicologia, a Grafologia por sua vez, cai como uma luva para esses profissionais e até mesmo para os psicólogos. Devemos considerar que no exterior os Grafoanalistas têm de ser graduados em qualquer área, no Brasil, basta apenas o ensino médio.
  • Não é necessária a presença do analisado,pois a grafia pode ser analisada em qualquer lugar do mundo.

Ou seja, não há a necessidade de um grande volume de pessoal nos departamentos da empresa. O candidato pode enviar a sua redação por email (digitalizada), para a realização da triagem inicial, ou o próprio condutor do processo de seleção pode enviar a redação do candidato para ser analisada por um Grafoanalista.

  • A análise é situacional; assim como o ser humano é mutável, a sua escrita também sofre variações,mesmo que tênues. 

O analista de recrutamento e seleção pode conhecer de imediato o atual estado emocional do candidato.

  • Possibilidade zero de fraude,pois o analisado pode tentar mudar a sua escrita mas os traços inconscientes e essenciais permanecerão. 
Muitos testes utilizados num processo de recrutamento e seleção, já são conhecidos pelo público em geral, que buscam métodos para tentar burlá-los, o que não acontece com a Grafologia. Qualquer intenção de falsificação da escrita habitual do indivíduo é facilmente percebida pelo Grafólogo experiente.
  • Análise de baixo custo pois, é necessário apenas folha de papel sem pauta e caneta esferográfica. 

Sabemos que, os Shareholders (acionistas da empresa/organização) se preocupam muito com lucros/economia financeira, números, resultados. O departamento de Recursos Humanos acaba ganhando maior notoriedade na empresa, uma vez que a análise grafológica se faz presente, pois o profissional tende a gastar menos com o departamento e tendo maior eficiência e eficácia,consequentemente maior desempenho.

  Podemos citar como exemplo o teste palográfico (popularmente conhecido como o teste de riscar vários pauzinhos com o lápis numa folha em branco) , amplamente utilizado por Psicólogos nos processos seletivos. A metodologia de análise do teste palográfico, não passa da Grafologia em sua forma mais primária.
  Para quem deseja tornar-se Grafólogo, deverá tomar cuidado com muitos cursos ministrados no país. A carga horária (que gira em torno de 8 à 24 horas), a metodologia arcaica (dicionário de letras) não capacitam o aluno a realizar análises grafológicas confiáveis.