O processo de recrutamento e seleção por intermédio da Grafologia
O recrutador é obrigado a munir-se de uma série de instrumentos para realizar uma boa colocação e, muitas vezes, garantir o seu próprio emprego; verdade absoluta, o recrutador é testado a cada cargo ocupado. Em muitas empresas o processo é diferente, pois todos participam da seleção e não existe somente um responsável.
Para realizar uma boa seleção existe a Grafologia, além de centenas de testes, entrevistas e dinâmicas de grupo que, como já dissemos, não devem ser, em hipótese alguma,desprezadas em detrimento da Grafologia.
A Grafologia pode investigar o homem com possibilidades de chegar a um alcance bem maior do que qualquer outro tipo de teste psicológico existente na atualidade.
Jamais irá substituir certos testes específicos, que são mais simples e diretos, como os de raciocínio matemático e até mesmo uma simples entrevista com o psicólogo e o seu cliente. – Muitas empresas como Citibank, Coca-cola, Ford, General eletric, Firestone, Nestlé, Renault, Pegeout, Toyota etc, utilizam a Grafologia em seus processos seletivos.” Fonte: Trecho do livro A Grafologia no recrutamento e seleção de pessoal,do mestre Paulo Sérgio de Camargo, editora Ágora.(págs 19 e 80; 3º edição) Recomendo a leitura deste livro a todo bom Grafólogo.No artigo A Grafologia e o profissional de recursos humanos, listei algumas das inúmeras vantagens em utilizar a Grafologia como ferramenta nos subsistemas de recursos humanos. No que se refere ao processo de recrutamento e seleção, vamos relembrar algumas vantagens:Sabemos os malefícios de um processo de recrutamento e seleção ineficaz.
Mesmo que o analista de recrutamento e seleção seja graduado em Psicologia, terá na Grafologia um instrumento de grande valia para selecionar com excelência os candidatos. A Grafologia é uma ferramenta abrangente, que nos permite conhecer o indivíduo em todas as suas facetas. Uma análise grafológica realizada por um profissional de ponta, corresponde à junção de vários testes psicológicos, ou seja, é muito abrangente. Para quem é técnico e tecnólogo em Rh, pode dispensar a graduação em Psicologia se fizer o uso da Grafologia.
Algumas vantagens em que o analista de recrutamento e seleção pode obter com a Grafologia:
- Economia de tempo, pois se pode conhecer a personalidade do candidato imediatamente.
- Não é necessário ser graduado em Psicologia
- Não é necessária a presença do analisado,pois a grafia pode ser analisada em qualquer lugar do mundo.
Ou seja, não há a necessidade de um grande volume de pessoal nos departamentos da empresa. O candidato pode enviar a sua redação por email (digitalizada), para a realização da triagem inicial, ou o próprio condutor do processo de seleção pode enviar a redação do candidato para ser analisada por um Grafoanalista.
- A análise é situacional; assim como o ser humano é mutável, a sua escrita também sofre variações,mesmo que tênues.
O analista de recrutamento e seleção pode conhecer de imediato o atual estado emocional do candidato.
- Possibilidade zero de fraude,pois o analisado pode tentar mudar a sua escrita mas os traços inconscientes e essenciais permanecerão.
- Análise de baixo custo pois, é necessário apenas folha de papel sem pauta e caneta esferográfica.
Sabemos que, os Shareholders (acionistas da empresa/organização) se preocupam muito com lucros/economia financeira, números, resultados. O departamento de Recursos Humanos acaba ganhando maior notoriedade na empresa, uma vez que a análise grafológica se faz presente, pois o profissional tende a gastar menos com o departamento e tendo maior eficiência e eficácia,consequentemente maior desempenho.